Conhecendo animes: Wolf's Rain
Wolf's Rain
O que é Wolf's Rain? Wolf's Rain é um anime criado e escrito por Keiko Nobumoto e lançado em 2003 pelo estúdio Bones, o mesmo que lançou Cowboy Bebop. Foi dirigido por Tensai Omura e protagonizou personagens desenhados por Toshihiro Kawamoto, com a trilha sonora a cargo de Yoko Kanno.
O enredo se desenvolve em uma realidade alternativo, onde acreditava-se que os lobos estavam extintos há cerca de 200 anos, apesar de uma antiga lenda contar que, quando o fim do mundo estivesse próximo, o Paraíso apareceria em algum lugar na Terra, mas somente os lobos saberiam como encontrá-lo.
Com um misto de aventura e drama, ambientado num mundo que vai gradualmente se aproximando do fim, o anime se torna envolvente a cada episódio pelo sonho de um lobo que não vê outro futuro senão o Paraíso.
Sinopse
A história segue os passos dos jovens lobos Kiba, Tsume, Hige, Toboe e Blue. Com a exceção de Blue, cada nome é uma palavra japonesa para uma parte do corpo de um lobo. ("Blue", o único nome de origem ocidental, significa azul.)
Conforme uma antiga lenda, quando o fim do mundo chegasse, o Paraíso apareceria. No entanto, somente os lobos saberiam como encontrá-lo. Embora acreditava-se que os lobos tivessem sido caçados à extinção há pelo menos duzentos anos, eles ainda existiam, sobrevivendo tomando a forma de humanos (como uma forma de ilusão). Afirma ainda a lenda que todos os humanos eram descendentes de lobos que optaram por se tornarem humanos, fato esquecido no presente.
Personagens
Kiba (Presas) - Kiba segue seus instintos para encontrar o Paraíso, onde, segundo uma antiga lenda, somente os lobos podem entrar. Quando era jovem, sua alcatéia foi exterminada quando a floresta onde viviam foi queimada pelo exército de Jaguara. Único sobrevivente, ele foi resgatado e criado por Índios Nativos. O ancião da tribo, então, revela que ele foi protegido pela floresta por ter uma missão a cumprir, uma longa jornada em direção ao Paraíso. Kiba dá início à sua procura na esperança de encontrar um futuro. Durante o enredo fica claro que ele é, de fato, o predestinado a cumprir a antiga profecia de que um lobo abriria o Paraíso e traria o fim ao mundo do presente. Desconfiado dos humanos nos primeiros episódios, ele reluta bastante antes de adotar a forma humana, mesmo vivendo na cidade entre os homens.
Tsume (Garras): Tsume é inflexível e auto-confiante. No passado ele fazia parte de uma alcateia. No entanto, sua alcateia foi atacada pelas tropas de Jaguará e muitos de seus amigos foram mortos. Temendo pela vida, Tsume fugiu da batalha e abandonou seus companheiros à própria sorte. Por essa atitude, o líder de seu bando o expulsou, deixando no seu peito uma cicatriz em forma de X, a marca da sua covardia. Envergonhado, vagou por muitos anos mantendo-se distante de outros lobos, até se estabelecer numa cidade, assumindo sua forma humana. Na cidade, tornou-se líder de um grupo de ladrões humanos, inconscientes da origem lupina de Tsume. Assim seria até sua vida ter uma reviravolta no dia que se depara com outro lobo, Toboe. Considerando-o irritante no princípio, Tsume desenvolve aos poucos simpatia e compaixão por Toboe, por considerá-lo apenas um filhote desprotegido com seus instintos de sobrevivência ainda por amadurecer. Tornou-se o melhor amigo de Toboe (embora evitasse demonstrar isso) e passou a protegê-lo. Toboe é quem o convence a ir em busca do paraíso com Kiba e os demais lobos. Inicialmente ele não acredita nas histórias a respeito do Paraíso, mas acaba convencido de sua veracidade e se mantém fiel à sua nova alcateia até o fim.
Hige (Bigodes): Hige é um lobo adaptado à vida na cidade e que aprendeu a tirar o melhor proveito da sociedade humana. Caminhava com desenvoltura entre as pessoas pelas ruas, usando seu faro aguçado para encontrar comida e, se necessário, furtá-la sorrateiramente. Destacava-se nele uma coleira, presente mesmo em sua forma humana. Sem saber, era uma coleira que carregava um localizador. Hige teve seu passado apagado por Jaguara para que ele se encontrasse com outros lobos e sua coleira denunciasse sua localização. Jaguara, então, enviava seus soldados para exterminar os lobos, deixando Hige sobreviver apenas para que prosseguisse inconscientemente seu trabalho. Hige junta-se a Kiba, Tsume e Toboe em sua viagem ao Paraíso, colocando, sem querer, o grupo em perigo. Galanteador, o lobo sempre está à procura de romance, muito embora as garotas, em suas próprias palavras, prefiram fugir dele.
Toboe (Uivo): é o mais jovem e inocente de todos. Foi adotado, recém-nascido, por uma velha senhora que colocou um conjunto de argolas em uma de suas patas dianteiras. Quando sua dona morreu, viu-se sozinho e abandonado numa cidade, vivendo de restos que encontrava em lixeiras. Encontrou-se com Tsume e depois com Kiba e Hige, acreditando de imediato na existência do Paraíso. Toboe é um lobo que desde filhote aprendeu a apreciar a companhia dos humanos. Por essa razão, em sua concepção, o Paraíso não era exclusivo para lobos, como a maioria de seus amigos acreditava, mas um lugar onde lobos e humanos viveriam juntos. Em seus sonhos, era lá que ele se encontraria novamente com sua velha dona.
Blue: Mestiça de lobo e cachorro, era o animal de estimação da família Yaiden. Após a destruição de Kyrios, seu vilarejo, e de grande parte de sua família, viaja com seu dono, Quent, caçando lobos e usando suas habilidades como 'meio-loba' para encontrá-los. Seguiria a vida dessa maneira se Cheza não a tivesse encontrado e revelado que ela era metade loba, despertando essa outra parte dela. Desde então, descobriu sua habilidade de assumir a forma ilusória de um humano e de se comunicar com eles e como outros animais. Após descobrir sua identidade oculta, Blue opta por fugir de Quent a continuar caçando os da sua espécie. No fim da série, ela se reencontra por acaso com seu dono e tenta convencê-lo, sem sucesso, a acompanhá-la e aos outros lobos até o Paraíso. De todos os lobos, é por Hige que ela parece sentir algo. Esse sentimento fica explícito quando Blue é desprezada por Quent após reencontrá-lo e ela pede para Hige ficar junto a ele, ainda que o mundo chegasse ao fim com Kiba abrindo o Paraíso.
Jaguara: Integrante de uma das três Famílias de Nobres, Jaguara era obcecadamente apaixonada por Darcia. Ele, no entanto, amava sua irmã mais jovem, Hamona, fato que Jaguara nunca aceitou. Ela deu início a um antigo feitiço usado, sem sucesso, por Lord Darcia, o Primeiro, para criar um “Paraíso dos Nobres” a fim de agradar Darcia e atraí-lo até ela. Com esse intento, Jaguara raptou Cheza, ordenou o assassinato de Hamona, e decidiu eliminar todos os lobos, os quais estavam a caminho de sua cidade em busca da Donzela da Flor. Mas seus planos foram frustrados pelos lobos. Foi assassinada por Darcia enquanto sua cidade era reduzida a escombros.
Darcia: pertencente à terceira geração da Família dos Nobres, a quem diziam ter sido amaldiçoado depois que Darcia, o Primeiro, desapareceu no “Paraíso”. Devido à maldição de seu avô, Darcia foi condenado a ter um olho de lobo. Ele procura Cheza na esperança de reviver sua amada Hamona, vítima da “doença do Paraíso”, em que a alma fica aprisionada no Paraíso, deixando o corpo em coma. Com a morte de Hamona, Darcia perde o juízo e passa a buscar o Paraíso dos lobos, que ele reconhece como sendo o verdadeiro, em contraste ao Paraíso dos Nobres que Jaguara tentou abrir, o falso. Após vingar a morte de Hamona, Darcia assume a forma de um lobo negro gigante, revelando que seu clã era descendente de lobos que optaram por se tornar completamente humanos. Depois de eliminar o grupo de Kiba e feri-lo mortalmente, ele caminha em direção ao que julga ser a entrada do Paraíso, porém é incinerado, restando dele apenas seu olho de lobo.
Cheza: A Donzela da Flor (ou Virgem da Flor), uma garota criada artificialmente por Darcia, o Primeiro, a partir de uma flor lunar usando a arte perdida da alquimia. Ela estava em um estado de animação suspensa em um laboratório, e foi despertada pelo cheiro do sangue de lobo derramado pela breve luta entre Kiba e Tsume em um lugar distante de onde ela estava. Mantém um forte laço com os lobos, especialmente Kiba, a chave para a abertura do Paraíso.
Cher Degré: cientista envolvida no estudo de Cheza, seu maior desejo é compreender o propósito da Donzela da Flor. Foi casada com Hubb, mas divorciou-se depois que seu trabalho no laboratório tornou-se mais importante que seu casamento. Cher morre quando a beira do abismo onde se encontrava se solta e ela cai para a morte. Hubb sepulta seu corpo ao deixá-lo afundar nas águas de um lago.
Hubb Lebowski: detetive de polícia e ex-marido de Cher Degré, por quem permaneceu apaixonado mesmo após a separação. Depois que Quent atirou em Kiba, Hubb teve conhecimento da existência dos lobos, apesar da lenda de sua extinção. Começou a se interessar pelo assunto principalmente depois que caiu em suas mãos uma cópia do banido “Livro da Lua”, que Cher deixou a seus cuidados enquanto ela tentava recapturar Cheza, levada por Darcia, com a ajuda de um comando do exército de Lord Orkam, mantenedor do laboratório onde a Donzela da Flor era pesquisada. Hubb juntou-se a Quent enquanto procurava por Cher. No penúltimo episódio, enquanto escalava a montanha que guardava a entrada do Paraíso em companhia de Kiba e dos demais lobos, Hubb escorrega e fica dependurado à beira de um abismo, segurando-se apenas pela ponta dos dedos. Convencido de que adiante era um caminho proibido para ele, ele se solta de propósito, despencando para a morte. Em seus últimos instantes, após colidir com o chão, ainda é capaz de acender um charuto que guardava em seu paletó e sentir o aroma da escarpe de Cher que carregava com ele desde a morte dela.
Quent Yaiden: era o ex-xerife da cidade de Kyrious. A destruição de sua cidade e o assassinato de sua mulher e filho, por quem acreditava ser um grupo de lobos, o levou a desenvolver um profundo ódio pelos lobos. Com a ajuda de Blue, passou a caçar os lobos pelas recompensas oferecidas e, principalmente, por vingança. Após a fuga de Blue, ele confirma a suspeita de que em sua cachorra corria sangue lupino. Depois que a reencontra, diz a ela que não era mais sua cachorra, mesmo sendo-lhe dito que a destruição de Kyrious era obra do exército de Jaguara. Quent é alvejado por Darcia no penúltimo episódio, e agoniza para, no final, ter como sua última visão o rosto consternado de Blue.
(Autor)Vale a pena assistir? oshi, claro que vale, a história é muito boa, complexa na medida certa, o tipo de anime que você consegue assistir uma temporada em um dia. Assista esse anime
0 comentários: